Branding

A tecnologia e o futuro das marcas

novembro 24, 2017

O Futuro das Marcas

O ritmo de adoção da tecnologia e seu uso de forma geral, sofreu intensa mudança ao longo dos últimos anos.

Um grande número de brasileiros, como aponta um estudo do Google, têm assistido menos TV e passado mais tempo no Netflix ou Youtube.

Conforme o estudo: As marcas podem se beneficiar compreendendo as motivações das pessoas e interagindo com elas no Youtube, já que são, em sua grande parte, defensores e adeptos de marcas.

À medida que a tecnologia vai mudando rapidamente, é preciso também repensar a forma como construímos marcas porque hoje, as expectativas dos clientes estão muito maiores que antes.

Já que hoje há uma capacidade de hiper focar um anúncio para um grupo demográfico e comportamental específico no Facebook, as pessoas ficam irritadas se são interrompidas com a mensagem errada.

Nesse cenário, vemos que muitas empresas estão apenas reagindo às mudanças tecnológicas ao invés de serem pró ativas. Quando todo esse brilho da tecnologia, plataformas sociais, big data e todos esses novos brinquedos são tirados de um primeiro plano, nos deparamos com uma verdade pouco glamorosa: tudo isso não significa nada sem que haja uma grande Ideia.

Para que as empresas existam no futuro, o que precisamos entender é que no meio de toda essa mudança, quando se trata de pessoas, elas gostam de se divertir, de se entreter e de se emocionar.

Os canais e meios estão mudando ao longo do tempo e criando oportunidades para as marcas permanecerem relevantes no futuro. É preciso ter ideias atemporais mas também ideias oportunas para conquistar relevância. A coisa mais arriscada é não correr riscos, pense nisso!

Ter uma estrutura para inovação pode ajudar. Uma equipe que consiga rapidamente aderir ao advento da inteligência artificial, como a automatização do contato com os clientes via robôs, mas sem perder a identidade da marca.

As empresas precisam se concentrar mais no marketing e na inovação. Alguns líderes empresariais gastam a maior parte do tempo em finanças, vendas, produção, gestão de pessoas e Jurídico. Mas precisam perceber que investir no marketing e na inovação é o caminho para assegurar o crescimento e a sustentabilidade da sua organização.

À medida que o mercado, o cliente e a tecnologia mudam, as marcas que existirão no futuro são as marcas que evoluem constantemente.