Estratégia

Sinais que a estratégia de e-mail marketing precisa mudar

fevereiro 27, 2018

jovem lê uma mensagem de e-mail marketing em seu laptop

O e-mail marketing é a principal forma de comunicação usada em estratégias de CRM de muitas empresas. Ele é uma ferramenta poderosíssima para fidelizar clientes, resgatar prospects que ainda não realizaram compras e manter o relacionamento com pessoas interessadas no seu negócio, mas que ainda não estão preparadas para adquirir produtos ou serviços.

Quando os seus e-mails deixam de ser eficientes, é preciso realizar mudanças estratégicas para continuar crescendo. Além de modificar o design e o conteúdo, é preciso sair da superfície e cavar mais fundo em busca das causas e pensar em alternativas que supram as deficiências encontradas.

Entendendo os sinais

Identificar os sinais da pouca eficácia dos seus e-mails e entender o que deve ser feito para melhorar resultados é o primeiro passo para reconquistar os índices necessários. Por isso é importante ficar atento a eles. Como os exemplos abaixo:

A sua base de contatos deixou de crescer

Se você não consegue gerar novos leads e atrair mais pessoas para a sua base de contatos, é preciso entender se as suas campanhas de atração têm problemas. Este problema pode vir de duas fontes: ou o seu público está se inscrevendo nos newsletters na mesma velocidade em que está cancelando a assinatura de seus e-mails, ou não estão se inscrevendo mais.

Se o problema é a quantidade de cancelamento de assinaturas, a postura correta é verificar as suas campanhas de e-mail marketing e entender quais são as causas de rejeição. Seus leads podem estar recebendo muitas mensagens e cancelando a assinatura por causa do excesso.

Já se a sua base não cresce porque as pessoas estão deixando de assinar o seu newsletter, você deve procurar problemas nas suas landing pages. Pode ser que existam problemas técnicos impedindo a realização dos cadastros, ou que o benefício que você oferece em troca dos dados não seja atrativa o suficiente para persuadir o usuário a se inscrever.

A taxa de engajamento diminui

Pode até ser que a sua base continue crescendo, mas os KPIs de engajamento dos seus e-mails estão diminuindo. Quando este problema aparece é preciso olhar para a estratégia das suas campanhas.

Usar técnicas de Business Inteligence para mapear o comportamento dos leads, verificar as suas ofertas ou até mesmo verificar a frequência e o teor dos conteúdos entregues por e-mail são medidas necessárias para diagnosticar a causa do problema.

Muitas empresas que passam por isso normalmente não possuem uma estratégia de campanha de e-mail marketing focada em relacionamento, enviando mensagens somente quando possuem uma promoção ou quando querem vender algum item novo aos usuários. Para resolver esta questão, a recomendação é investir no relacionamento, enviando e-mails com dicas e conteúdos interessantes para o seu público-alvo.

Os seus e-mails recebem engajamento, mas não geram vendas

Tudo parece estar normal com as suas campanhas de e-mail. A base de contatos continua a crescer, as taxas de engajamento estão boas e não há um problema de rejeição e cancelamento. Contudo os clientes simplesmente pararam de comprar.

Novamente, podem existir diversas causas para esse problema. É necessário investigar a página de destino dos e-mails, para verificar se não há um problema dentro do site que impeça a conversão; checar se os links externos estão implementados corretamente e ver se há alguma razão técnica para a queda nas vendas.

Excluídas todas essas possibilidades, é necessário verificar a segmentação das suas campanhas de e-mail. É possível que as ofertas estejam sendo mostradas para um público pouco qualificado ou distante do momento de compra.

Independente de qual seja o problema com as suas campanhas de e-mail marketing, a solução está na correta identificação das causas e na implementação de inovações. Realizar testes e analisar constantemente o comportamento dos usuários é fundamental para o sucesso.

e-mail marketing
estratégias de marketing
marketing digital