Inovação

O impacto da Inteligência Artificial em nossas vidas

novembro 17, 2017

Impacto da inteligência artificial em nossas vidas

A diferença entre seres humanos e as máquinas está cada vez menor. Os dispositivos estão sendo projetados para se encaixar perfeitamente em nossas vidas, seja em nossos pulsos ou em nossas casas.

De roupas inteligentes a carros dirigidos automaticamente por assistentes virtuais, nossa conexão com as máquinas poderá em breve, ser instintiva e invisível.

IAs (inteligências artificiais) nos ajudarão a diagnosticar doenças, resolver problemas e ter ideias, enquanto nosso cérebro será utilizado para fornecer espontaneidade e aleatoriedade. Nossa própria consciência será reforçada pela inteligência artificial e com isso, nos tornaremos como centauros (uma espécie híbrida).

Para alguns, estamos quase lá…

Gostaria de falar sobre mais uma área que está sendo impactada pela inteligência artificial:

Indústria Criativa

Já está mais do que provado que o melhor conteúdo publicitário é algo que provoca uma reação emocional involuntária no espectador.

IA está sendo usada para criar vídeos que seguem esse teor emocional, envolvendo uma variedade de sentimentos, mas sempre terminando em um tom feliz ou satisfatório. Existem já alguns testes, que mostraram que IAs foram melhores em tocar o coração de pessoas reais.

Em um recente experimento realizado por um respeitado órgão público no Reino Unido, foram medidas respostas emocionais dos espectadores através do movimento de seus músculos faciais. Um trailer criado por IAs foi mais eficaz do que os outros vídeos criados por humanos.

Não estamos mais falando apenas de precisão matemática. Parece que os IAs podem realmente “criar”.

No ano passado, em Cannes, vimos um vídeo musical concebido pela IBM Watson, com base em um conjunto de letras de músicas. O Google também está explorando as possibilidades de arte e design gráfico. Então, o próximo grande artista, cineasta ou gênio da propaganda pode ser apenas um robô.

Ao invés de nos sentirmos ameaçados, há uma oportunidade para que as marcas e agências sejam líderes nesse movimento e incorporem essas novas plataformas em sua própria estratégia.

Vamos dar vida aos nossos robôs e integrar de forma impressionante a originalidade humana com a arte criada por IA.