Estratégia

Métricas de marketing de conteúdo que realmente importam

fevereiro 27, 2018

gráfico online mostra métricas de marketing de conteúdo

Investir em marketing de conteúdo é fundamental para qualquer estratégia digital que a sua empresa queira adotar. O conteúdo é a base para estratégias de SEO, Mídias Sociais, Inbound Marketing e CRM e, por isso, deve ser desenvolvido de forma objetiva e focada, com mensuração de dados e resultados.

Entender quais são as métricas mais importantes para medir o sucesso de um conteúdo é um dos principais fatores para obter mais relevância para o seu negócio. Muitos gestores sentem dificuldade em mensurar os resultados de projetos de conteúdo, pois não conseguem entender quais são as métricas mais importantes para o seu objetivo.  

O cuidado com as métricas de vaidade

Métricas como quantidade de curtidas ou visualizações de um conteúdo  podem ser muito atrativas, mas não necessariamente significam um avanço nos resultados do negócio. Elas são chamadas de métricas de vaidade, pois costumam inflar o ego dos produtores de conteúdo e dar a impressão de crescimento, mas refletem apenas interações superficiais.

As métricas de vaidade são especialmente perigosas, pois parecem validar o trabalho duro das empresas e produtores de conteúdo, criando a sensação de “dever cumprido”, sem levar os consumidores para a interação que mais importa para a empresa: a quantidade de vendas.

Métricas de conteúdo para prestar atenção

Escolher as métricas mais importantes para um negócio é uma missão relativamente simples, basta entender qual é o objetivo final de um determinado conteúdo e, assim, monitorá-lo na conquista deste objetivo. Taxas como o retorno sobre o investimento, conversão e o posicionamento da sua marca perante à concorrência são alguns dos exemplos mais expressivos para observar a evolução do seu negócio. Vamos ver um pouco sobre cada uma delas:

Retorno sobre investimento (ROI)

Quanto a sua empresa destinou em recursos (horas de trabalho e valores) para atingir um objetivo? O resultado obtido cobre esses investimentos? Uma vez só ou mais vezes? Responder a essas questões é importante para verificar se os esforços de uma ação valem à pena.

Quando pensamos em conteúdo é preciso analisar: o quanto a sua criação gasta em tempo e dinheiro, e se o seu resultado é suficiente para cobrir os investimentos iniciais.

Para calcular o ROI de um conteúdo é necessário fazer o seguinte cálculo: resultado obtido/ investimentos realizados.

Taxa de conversão

O seu conteúdo impacta uma quantidade específica de pessoas, público mensurado através do número de visualizações. Esse público realiza a ação desejada para ele? Em qual porcentagem?

Descobrir a taxa de conversão do seu conteúdo é importante para verificar o quanto o conteúdo criado para a sua empresa provoca o resultado esperado.

 

Você já sabe quais são as métricas mais importantes para o seu negócio?

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