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Lições essenciais do marketing vindas da ciência

fevereiro 27, 2018

estratégias de marketing que aprendermos com a ciência

O marketing é uma metodologia complexa, que norteia toda a gestão dos negócios, fazendo com que a relação entre empresa e consumidor seja a mais produtiva possível. A sua missão é conectar ambas as partes deste relacionamento de forma a garantir que os objetivos de ambos sejam realizados.

É do campo do marketing conectar pessoas a marcas, oferecendo produtos e serviços que façam sentido aos desejos do consumidor e que geram lucro para a empresa.

Podemos encontrar lições de marketing em praticamente todos os casos de vendas, publicidade e comunicação bem sucedida entre marcas e pessoas. Algumas delas vindas de campos tão distintos como a própria física. Entenda com alguns exemplos.

O paradoxo do tamanho

Quanto maior uma empresa, mais poder para se reinventar ela tem, certo? Esse não é o caso de grandes marcas conhecidas do público. Quando usamos as leis de Newton, na Física, costumamos dizer que quanto maior for um objeto, mais força é necessária para mudar o seu movimento.

O mesmo acontece com as marcas. Quanto maior elas são, mais esforços devem ser aplicados para reposicioná-las no mercado. É por essa razão que empresas gigantescas, como a Unilever e a Procter & Gamble criam marcas específicas para cada produto e mantém as divisões do negócio separadas em vez de manter uma grande marca-mãe que é aplicada em todos os seus produtos.

No caso de uma crise de identidade, ou de um novo direcionamento para a empresa, seria muito mais difícil aplicar as modificações a todo o portfólio de produtos e, muito provavelmente, a estratégia nova poderia nem funcionar, ao passo que ao criar pequenas marcas permite que qualquer modificação seja feita somente onde é necessário, preservando as marcas-irmãs e garantindo uma movimentação muito mais rápida.

Observação dos consumidores

Outro princípio físico que ensina muito sobre o marketing diz que o ato de mensurar uma partícula modifca o seu comportamento. Quando pensamos no marketing, criar grupos focais, realizar pesquisas de mercado e acompanhar consumidores às compras são formas de mensurar o seu comportamento que têm influência sobre a maneira como se comportam.

Uma vez que o consumidor se sinta observado, ele mostrará um comportamento na tentativa de agradar quem observa em vez de reproduzir o seu comportamento normal. O ato de observar modifica o comportamento.

Usar formas mais discretas de observação do real comportamento do consumidor é uma maneira de diminuir o efeito. Ao analisar os dados de consumo, algo que está mais fácil a cada dia, podemos encontrar uma variação do comportamento do consumidor mais fiel à realidade.

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