Empreendedorismo

A importância da pesquisa de satisfação

novembro 09, 2017

Pesquisa de Satisfação

Em time que está ganhando se mexe, sim. Dessa forma, garantimos que ele continue firme no caminho das vitórias. Para descobrir quais os problemas em um sistema que aparentemente está funcionando antes que comece a impactar as vendas, é preciso realizar regularmente pesquisas de satisfação com os clientes.

O instrumento funciona como um levantamento estatístico utilizado pelas empresas para de obter informações fundamentais para realizar as melhorias no serviço ou produto comercializado. Com aplicação bastante simples, a pesquisa de satisfação mede, em uma escalada que pode variar de 0 a 5 ou 0 a 10, o quanto os clientes estão satisfeitos com o produto ou serviço ofertado. Ao fim da entrevista, há espaço para as informações adicionais, permitindo captar dados fundamentais para avaliação do desempenho dos processos estabelecidos.

Aprimore estratégias bem-sucedidas

Uma das principais funções da pesquisa de qualidade é avaliar o sucesso das estratégias e processos aplicados ao negócio. Essas respostas são fundamentais na hora de definir como será gasto o orçamento.

Encontre pontos de melhoria

Nada é tão bom que não possa melhorar. As pesquisas de satisfação são a materialização desse conceito. Elas são usadas para entender quais as raízes das insatisfações dos clientes e como resolver esses problemas antes que eles se cansem de reclamar e procurem o concorrente.

Novos Insights

Como falamos acima, durante a aplicação do instrumento, há espaço para que os clientes possam falar livremente o que pensam sobre todas as qualidades da empresa e o que ela poderia melhorar. Essas falas carregam dicas fundamentais para os gestores, pois trazem pontos que não conseguiriam ser percebidos por quem está dentro da instituição.

Aumentar a fidelização

Saber que a empresa se importa com a opinião e está disposta a modificar os seus produtos ou serviços de acordo com o resultado das pesquisas de satisfação faz com os clientes se sintam parte de uma comunidade. Com isso, eles deixam de ser apenas consumidores e passam a ser fãs, o que aumenta a possibilidade de novas compras.

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