Mídias Sociais

Estratégias para se conectar com mais clientes de forma escalável

outubro 31, 2017

Engajamento de clientes

Com o engajamento do cliente como sua prioridade, pode parecer uma façanha impossível se conectar com o público diariamente.

Para engajar em escala, sua empresa deve se concentrar na execução de estratégias que promovam a satisfação do cliente ao mesmo tempo em que você economiza seu time.

Vamos pensar de forma diferente sobre a expansão do engajamento para construir relacionamentos de qualidade com clientes. Aqui estão algumas maneiras de expandir seus esforços:

1 – Entregar a Promessa de Marca

Vivemos em um mercado muito competitivo. Empresas, grandes e pequenas, estão competindo para chamar a atenção da sua base de consumidores.

Para se diferenciar, as empresas desenvolvem agressivas promessas de marca. Eles variam entre garantir preços baixos até mensagens dizendo que o cliente sempre está certo.

Embora isso possa atrair novos clientes, isso pode se tornar um fardo no longo prazo. A maioria das empresas aprende da maneira mais difícil de que uma promessa de marca não é uma frase atrativa, e sim uma ação que uma empresa deve viver todos os dias.

Mesmo o grande varejista Walmart teve que arquivar seu slogan de quase duas décadas, “preços sempre baixos”. Agora, seu objetivo é ajudar os clientes a “economizar dinheiro”, “Viver melhor”.

Se você está tentando escalar seu engajamento, entregar sua promessa de marca é uma das melhores opções. Os clientes felizes se tornarão clientes recorrentes que contam para a família e amigos.

Mas cumprir sua promessa não é fácil. Isso envolve as expectativas dos seus clientes. Você deve fornecer o valor do produto junto com um excelente suporte.

Por exemplo, você pode ter que oferecer o frete grátis para um cliente furioso, ou você pode usar o orçamento para uma venda de valorização do cliente.

Construir uma conexão genuína com seus clientes ajuda seu negócio. Cumprir suas promessas ajuda a estimular o engajamento.

2 – Agir mediante ao feedback do cliente

Todas as relações humanas são construídas sob a mesma fundação.

A comunicação é um fator importante para saber se um cliente continua comprando sua marca. Se suas necessidades não forem atendidas após constantes interações, eles podem decidir que sua empresa não vale a pena.

Para melhorar a forma como você interage com os clientes, comece por ouvir suas preocupações e responder suas perguntas.

Quando um cliente oferece ideias sobre como melhorar seu produto, esteja aberto às sugestões e esteja disposto a agir.

Implementar feedback é uma oportunidade para expandir seu negócio, enquanto mostra aos clientes que você realmente ouve suas idéias. Então, faça o que for necessário para responder aos comentários dos clientes.

3 – Personalize as comunicações

Há várias décadas, as empresas controlavam as comunicações com seus clientes. Principais empresas decidiram o que, quando, onde e como entregar mensagens do consumidor. Era uma relação desequilibrada onde as empresas tinham a vantagem.

Agora, com avanços em tecnologia, o cliente está no centro da conversa. Não só os consumidores escolhem quando conectar-se às marcas, mas também controlam onde essas interações ocorrem. Por exemplo, os consumidores podem optar por receber seus e-mails e depois decidir lê-lo em seus próprios horários.

Para empresas, isso significa que mensagens genéricas não são suficientes para estabelecer uma conexão com um consumidor. Seu anúncio ou e-mail on-line será ignorado e existe a possibilidade de perder outro cliente potencial.

A segmentação de e-mail é uma estratégia eficaz para ajudar sua equipe a enviar mensagens personalizadas.

Digamos que um possível cliente que forneceu seu email não comprou após 10 dias. Você pode enviar automaticamente uma oferta especial para atraí-lo para voltar e comprar.

4 – Trabalhe bem as Redes Sociais

A maioria das empresas aborda as redes sociais com o objetivo de transmitir seus produtos e notícias. No entanto, sabemos que isso não funciona.

A rede social é um fórum aberto para as pessoas compartilharem ideias e opiniões. Pode ser um terreno fértil para aumentar seus níveis de engajamento.

Para se conectar com os clientes, educá-los e entretê-los, você deve postar mensagens leves que humanizam a sua marca.

Por exemplo, você pode fazer transmissões ao vivo no Facebook ou publicar GIFs engraçados durante dias especiais. Você tem que estar disposto a fazer parte da comunidade do seu público.