Empreendedorismo

Descubra os mitos que atrapalham as vendas B2B online

fevereiro 27, 2018

Executivos fechando negócio de vendas B2B

“Fazer negócios de empresa para empresa é muito diferente e muito mais complexo do que a relação direta entre empresa e consumidor final, por isso o e-commerce B2B é inviável”. Se você acredita nessa afirmação, pode estar perdendo oportunidades e deixando de avançar em um setor fundamental para a sua empresa crescer.

O e-commerce B2B é um assunto cercado de mitos e, por isso, é pouco explorado pelas empresas que desejam expandir seus negócios. Muitos gestores acreditam que os seus produtos e serviços são muito complexos e que dificilmente poderiam ser traduzidos com eficácia em uma plataforma de vendas online, quando, na verdade, os mecanismos de vendas online teriam muito a ajudar.

Os mitos mais comuns sobre o e-commerce B2B

Usar uma plataforma digital para a venda de produtos e serviços para empresas é uma decisão vista com muitas ressalvas por uma parcela dos gestores de negócios B2B. Isso acontece porque o setor é mais conservador e avesso a riscos, e desta forma, calcula os próximos passos com muito mais cuidado. Com isso, a difusão de mitos acaba deixando muitos gestores em dúvida sobre o caminho das vendas online. Confira os mais comuns.

O negócio B2B é muito complexo, um e-commerce não poderia suprir as necessidades de maneira satisfatória.

Sempre que duas empresas entram em negociação, é necessário considerar as peculiaridades e necessidades contábeis, de prazo e escopo de trabalho e processos de cada uma para que elas entrem em acordo.

Lidar com as particularidades de cada cliente e manter processos coerentes pode ser um verdadeiro desafio para os negócios B2B. Por esta razão, grande parte dos tomadores de decisão destas empresas acreditam que uma plataforma de vendas digital não conseguiria abrigar tamanha complexidade.

As plataformas de vendas online já conseguem contar com customizações em seus sistemas para abrigar a complexidade dos negócios B2B, criando soluções personalizadas para abrigar diferentes formas de cobrança, parcelamento e prazo de pagamento, por exemplo. Além disso, conseguem criar perfis específicos para cada cliente, configurando as especificidades de cada um em sua plataforma.

A segurança de dados é uma prioridade que as vendas online podem prejudicar

Outra grande preocupação das empresas que negociam com outras pessoas jurídicas está relacionada com a segurança e confidencialidade de dados. Com isso, tendem a evitar as plataformas online com medo de espionagem da concorrência.

Customizações existentes nas plataformas de e-commerce são fundamentais para evitar este problema. Através de códigos específicos, as lojas virtuais B2B são tão seguras quanto qualquer outra relação comercial, fazendo com que os clientes vejam somente as informações liberadas com exclusividade para eles.

 

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