Mídias Sociais

Como os vídeos viralizam

fevereiro 27, 2018

pessoa gravando vídeo viral pelo celular

Cerca de 1,5 bilhão de pessoas no mundo acessam o Youtube diariamente, e passam mais de uma hora, todos os dias, assistindo a vídeos na plataforma. A cada minuto do dia, mais de 48 minutos de vídeo são postados na plataforma.

Neste universo tão grande de produção de conteúdo, como podemos explicar quais são os fatores que levam uma pequena parte desses vídeos se tornar um conteúdo viral, sendo assistido e compartilhado milhões de vezes no mundo todo?

O Google costuma usar uma fórmula de três partes que é capaz de prever, com bastante precisão, o que um vídeo precisa para viralizar, confira cada uma delas:

Influenciador divulgador

A maior parte dos vídeos que geram um alcance viral começam a fazer sucesso quando uma pessoa influente o divulga. Pode ser uma celebridade ou um influenciador importante em um determinado segmento. O que queremos dizer é que um bom vídeo precisa de uma figura com grande capacidade de alcance e influência para divulgar a sua mensagem.

Vídeos virais normalmente são compartilhados em outras redes sociais ou sites por pessoas famosas em seus nichos de mercado. Quanto mais o seu vídeo conversar com estas pessoas, maiores serão as chances de viralização.

Comunidade participativa

Outro fator fundamental para a viralização de conteúdo é a existência de uma comunidade engajada e que participe do processo criativo no qual o vídeo viral está inserido. Clássicos da internet, como a animação Nyan Cat, conseguiram o sucesso através da participação ativa do público, que começou a criar a sua própria versão do vídeo. As paródias ajudaram a divulgá-lo ainda mais e impulsionaram o seu caráter viral, levando o vídeo para públicos mais distantes.

Imprevisibilidade

Este é o fator de viralização de um vídeo em que o produtor do conteúdo está no controle. Criar vídeos inesperados, que despertem o espectador para alguma realidade, é fundamental para levar o vídeo para todos.

Somente vídeos inesperadamente criativos obtiveram tanto sucesso. Eles eram imprevisíveis. Seja por sua característica inusitada, situações diferentes, música inesperada, os vídeos que viralizam sempre contam com um fator surpresa para chocar o usuário e despertar o potencial do vídeo.

Quem tem como estratégia criar vídeos virais deve apostar neste tripé. Ele irá garantir o crescimento e a viralização do conteúdo para ficar corretamente espalhado pela rede. O planejamento deve conter a escolha de celebridades e influencers para divulgar o conteúdo, deve ser nichado para que as pessoas se sintam conectadas com aquela mensagem.

estratégias de marketing
marketing viral
vídeos